Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

CEB's (I)

O QUE É UMA COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE (CEB)?
"A CEB, como Comunidade, integra famílias, adultos e jovens em estreito relacionamento interpessoal na fé. Como Eclesial, é comunidade de fé, esperança e caridade; celebra a palavra de Deus e se nutre da Eucaristia, ponto culminante dos demais sacramentos; realiza a palavra de Deus na vida, mediante a solidariedade e o compromisso com o mandamento novo do Senhor... É de Base por estar constituída por um pequeno número de membros em forma permanente e como célula da grande comunidade" (DP 641).
A vitalidade das CEB's "será tanto maior quanto mais intensa for a sua eclesialidade vivida na prática comunitária do povo de Deus, sobretudo dos mais pobres e humildes".

FLORESCIMENTO DAS CEB's
Desde seu início, as CEB's floresceram mais entre as populações simples e pobres... foi junto às populações dispersas pelo interior que as CEB's se firmaram. A ausência de um vigário residente levou mais rápido os leigos a assumir ministérios e a colocar a força da Igreja na comunidade dos irmãos... Mas a aproximação das CEB's com o povo simples e pobre tem, sobretudo, uma conotação evangélica profunda na Bíblia, a posição privilegiada dos pobres é manifestação da misericórdia de Deus, que tomou a defesa dos desamparados porque sua causa é justa. Por outro lado, os pobres vivem mais os valores da fraternidade, da entreajuda e do serviço que são determinantes nessa nova maneira de ser Igreja"

Extraído do doc. 25 da CNBB - Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil
N° 30;31;43;44;45
Postado por Dalvirene Ari

Melhoras ao blog

Amigos, estamos mudando o blog do Program Em sintonia com Cristo, para o blog da Paróquia para que assim, todos os internautas e os organismos da nossa Diocese possam estar mais próximos de nossa Igreja e assim mantenham contato direto conosco! Fizemos algumas alterações para o nosso espaço ficar mais moderno e legal. Em breve poderão acessar o site da paróquia que ainda está em construção. Um abraço a todos.
Ah! Não somos o Big Brother, mas podem dar aquela espiadinha....rsrsrs
Abraços

quinta-feira, 8 de abril de 2010

"Ele não está aqui. Ressuscitou!" Mt 28,6

O anúncio do anjo às mulheres foi o bastante para que saíssem da tristeza e corressem para anunciar a boa notícia da Ressurreição.O sepulcro vazio e a notícia dada pelo anjo foi o consolo mais eficaz para as duas "Marias" que fervorosamente deixam de lado medo e insegurança quando se dirigem ao túmulo. Visto que, para se aproximar dele era necessário muita coragem e um amor profundo capaz de enfrentar a rigidez da guarda sepulcral para vê o seu "amado".
Há aqueles que querem hoje como antes enfraquecer o valor da mulher e dizem que a notícia só chegou com mais rapidez porque foi dita à mulheres, pois elas são muito "fofoqueiras". Mas, ao meu ver o anúncio foi dado às mulheres porque elas são sensíveis e trazem dentro de si, traços de Maria, de Mãe.Jesus na sua vida quebra as barreiras do machismo e acolhe mulheres no seu grupo como: Maria Madalena, a Samaritana, Marta e Maria e tantas outras mais.Portanto, a Páscoa hoje é um convite a deixarmos de lado os nossos preconceitos, machismo, autoritarismo, insensibilidade, exclusão e vivenciar uma Vida Nova onde todos tenham vez e voz, onde todos dançamos juntos a mesma ciranda e comemos juntos do mesmo pão, não importando o tamanho ou a qualidade, pois o que importa acima de tudo é a valorização do outro como pessoa, com todas as suas qualidades e defeitos.
Tenhamos uma Feliz e abençoada Páscoa!
Dalvirene Ari