Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

CEB's (I)

O QUE É UMA COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE (CEB)?
"A CEB, como Comunidade, integra famílias, adultos e jovens em estreito relacionamento interpessoal na fé. Como Eclesial, é comunidade de fé, esperança e caridade; celebra a palavra de Deus e se nutre da Eucaristia, ponto culminante dos demais sacramentos; realiza a palavra de Deus na vida, mediante a solidariedade e o compromisso com o mandamento novo do Senhor... É de Base por estar constituída por um pequeno número de membros em forma permanente e como célula da grande comunidade" (DP 641).
A vitalidade das CEB's "será tanto maior quanto mais intensa for a sua eclesialidade vivida na prática comunitária do povo de Deus, sobretudo dos mais pobres e humildes".

FLORESCIMENTO DAS CEB's
Desde seu início, as CEB's floresceram mais entre as populações simples e pobres... foi junto às populações dispersas pelo interior que as CEB's se firmaram. A ausência de um vigário residente levou mais rápido os leigos a assumir ministérios e a colocar a força da Igreja na comunidade dos irmãos... Mas a aproximação das CEB's com o povo simples e pobre tem, sobretudo, uma conotação evangélica profunda na Bíblia, a posição privilegiada dos pobres é manifestação da misericórdia de Deus, que tomou a defesa dos desamparados porque sua causa é justa. Por outro lado, os pobres vivem mais os valores da fraternidade, da entreajuda e do serviço que são determinantes nessa nova maneira de ser Igreja"

Extraído do doc. 25 da CNBB - Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil
N° 30;31;43;44;45
Postado por Dalvirene Ari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você diz sobre esta matéria?