Aos seis (6) dias do mês de novembro de 2010 sob a motivação do Pe. Ronaldo Oliveira, pároco desta paróquia, se encontraram cerca de 200 jovens para a realização de um grande encontro para a juventude a título de 1º DESPERTAR JUVENIL. O objetivo do mesmo seria “acordar” os jovens no sentido de incentivá-los a aproximar-se mais da nossa igreja. Dentre os que a frente estavam para a organização do evento, destacou-se o Grupo Exército Celestial, existente a mais de um ano, e que não mediu esforços para tal fim. O padre ainda agraciou a todos com a presença da Comunidade Católica Sal da Terra de Juazeiro do Norte, que se fez presente a convite do mesmo. O ministério de música teve suma importância para o êxito do encontro.
Ao som de musicas animadas e aquecidos pelo fogo o Espírito Santo, a juventude foi acolhida no Centro Social Maria de Jesus Oliveira onde foram colhidas brevemente as inscrições para o controle da comissão organizadora, e ingressados num ambiente de muita alegria e festa proporcionado pelos jovens da Sal da Terra. Após muita musica e animação, em um breve texto, o Pe. Ronaldo protagonizou junto aos participantes um dialogo aberto sobre a posição e situação do jovem junto a igreja e falou do seu desejo de formar grupos de jovens vivos e atuantes. Foram palavras ricas e edificantes proferidas pelo sacerdote, visto que foi notória a atenção e recepção dos que ali estavam.
Em seguida, ele abriu um parêntese para que fosse divulgado o assunto do Dia Nacional da Juventude – DNJ, feito pelo jovem Luciano Lima, representante da Forania V no Setor Juventude da Diocese. O mesmo expôs a programação do evento que se realizaria na cidade de Tarrafas, comunidade pertencente a esta paróquia, no dia 21 de Novembro. Convidou todos os jovens a efetuarem sua inscrição até o dia 10 de novembro, falou ainda da contribuição a ser feita em prol das despesas do evento e ainda da Jornada Mundial da Juventude em 2011. Ressaltou a importância da participação deles no encontro que marcaria os 25 anos de celebração do DNJ, cujo tema fecharia o proposto pelo Setor Nacional da Juventude dos últimos 3 anos. Juventude: muita luta, muita reza, muita festa em marcha contra a violência, visto que o jovem se tornou, ao longo dos anos, protagonista ativo e/ou passivo da violência em meio a sociedade.
Embalados pelo o Espírito que os uniu e animou durante todo o encontro, foi chegando ao fim uma noite de bênçãos e graças concedidas por Deus a cada um que ali estava. O ministério Sal da Terra munido da unção do Espírito levou os jovens a oração numa reflexão profunda única, sobre a liberdade de filhos amados de Deus que somos, através da canção “Hoje livre sou” de Walmir Alencar. Após, o Pe. Ronaldo fechou o encontro convidando a todos a ingressarem nos grupos de jovens a serem formados na Paróquia, por meio dos mais variados ministérios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você diz sobre esta matéria?