No dia 21 de Novembro de 2010 a cidade de Tarrafas sediou o XXV Dia Nacional da Juventude com a participação de cerca de 700 jovens das mais diversas comunidades da Forania V. Estavam representadas as paróquias de São Sebastião de Nova Olinda, Santa Tereza D’Ávila de Altaneira, São José de Potengi, Nossa Senhora da Penha com jovens de Campos Sales e Salitre, Santo Antonio de Antonina do Norte e Nossa Senhora das Dores com jovens de Assaré e Tarrafas com alguns padres, dentre eles: Pe. João Bento de Sousa, Pe. Ronaldo Oliveira, Pe. César Retrão, Pe. Cícero Caboclo e Pe. Tarcisio de Sales além dos seminaristas Thiers, Isaias, Damião e Cícero José, este último, coordenador do Setor Juventude da Diocese.
Em um clima de muita alegria e festa, a massa juvenil foi acolhida a partir das 8h da manhã na Escola Luiz Gonzaga de Alcântara, local onde se concentrou todo o evento. A Banda Mensageiros da Paz da cidade de Jucás se encarregou de fazer ferver o inicio do encontro com louvores e agitação para todos os presentes. Em seguida a missa foi celebrada tendo como presidente o Pe. Ronaldo Oliveira, que declarou aberta as comemorações do DNJ. Enfatizando a presença do jovem na Igreja ele falou que ela precisa deles também na marcha contra a violência. Animada e centrada no espírito litúrgico da celebração. Foi assim que a Banda Sopro Divino, vinda da cidade Maracanaú região metropolitana de Fortaleza, abrilhantou o evento durante a toda a missa, e mais tarde fecharia o evento com um maravilhoso show.
As 11h teve inicio as apresentações artísticas das paróquias presentes, foram cinco, magistralmente espetaculares e focadas ao tema do Dia Nacional da Juventude. A apresentação dos jovens da cidade de Aurora, convidados especiais, foi simplesmente emocionante. Era possível visualizar nos rostos dos que atentos acompanhavam, a expressão de emoção. Concluídas as mesmas, serviu-se o almoço, preparado com muito carinho e trabalho por um recrutamento de mais de 20 pessoas, que desde o dia anterior já estavam pegando no pesado preparando a alimentação, que de forma tranqüila e suficiente saciou a todos.
De forma muita hilária e talvez inesperada, as 13:30h da tarde, entravam em cena num Jornal muito louco os integrantes da comissão organizadora do evento, o chamado Jornal PJ Informa. Na tentativa de prender a atenção do jovem, foi que eles se vestiram de forma cômica e ridícula para apresentar algumas informações relacionadas ao tema e também outras que serviram para colocar sorrisos e gargalhadas nas bocas dos presentes. Não sabe-se se houve aprovação, mas que houve muita risada, com certeza isso teve. As 14:30h com a música da “pipoca”, a Banda Sopro Divino levou a todos ao delírio, o dever estava sendo cumprido e missão concluída. Depois de vários meses de preparação, ansiedade e preocupação, aquele momento em que todos estavam pulando e cantando, se tornara um dos mais marcantes e gratificantes para todos os empenhados na realização do DNJ.
Tarrafas, depois deste, não seriam mais a mesma! Provara para muitos, o potencial que possui em acolher um evento deste porte e principalmente para que aqueles que não acreditavam no êxito do encontro. Tachada muitas vezes como cidade pequena e sem estrutura, os tarrafenses mostraram que possuem organização, amor, solidariedade e, acima de tudo, muita garra para assumir a missão e sim ser paróquia.
Mas na nossa vida sabemos que nem tudo são flores, por isso é valido ressaltar neste, as dificuldades enfrentadas que, de certa forma, comprometeu todo o projeto de realização do DNJ – 2010.
Desde maio alguns jovens tem se reunido para programar a execução do projeto DNJ, que aqui será tido como Pro-D. Agosto foi o mês do “arregaçar as mangas” e assumir de coração o trabalho. Que até aconteceu, mesmo em meio a comodismo, criticas e outros desestímulos. Neste últimos meses o clima de tensão e ansiedade tomou conta de todos, com quase tudo preparado não imaginava-se ainda a imensidão que seria o Pro-D, nas duas semanas que antecederam o evento era avaliado os gastos de forma minuciosa e atenta, já que a expectativa era que conseguiríamos reunir um numero de mais ou menos 500 jovens, coisa que mudou já quase as vésperas. Paróquias confirmaram, outras desistiram, os cálculos previam já 800 jovens no total, quase que o limite para o que se esperava. Com todo o aparato que estava na programação e sem contar com os gastos que faria a Administração daquele município, já passava-se de um orçamento de quase R$ 1.800,00 que seria obtidos através das colaborações feitas pelos jovens e por meio das ajudas provindas das paróquias, pelo menos era o que se aguardava. Na véspera do Pro-D, com praticamente tudo pronto, as barreiras continuavam a aparecer. Mesmo com o empenho de mais de 35 pessoas, desde a coordenação foranea até os voluntários que se uniram para fazer acontecer o Pro-D, o impasse agora seria a omissão por parte de alguns membros da coordenação, o descaso com o evento por parte de algumas paróquias e a dificuldade com relação aos transportes do que participariam do Pro-D. Isso tudo contribuiu para o desanimo e desgaste psicológicos dos que a frente estavam, sem contar o cansaço físico e mental.
No entanto, isso não foi suficiente para abalar os emocionais a ponto de não concluir os preparativos. O DNJ foi um SUCESSO, assim considerado pela grande maioria, e foi um grande momento de louvor e concentração da graça de Deus em meio à juventude.
Tarrafas/Ce, 22 de Novembro de 2010
Ferminio Luciano Galdino de Lima
Pela Coordenação Foranea do Setor Juventude
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você diz sobre esta matéria?